Sair do aluguel e conquistar o sonho de ter sua casa própria é o grande objetivo de milhares de brasileiros, mas é claro que essa jornada está longe de ser simples, comprar um imóvel é um investimento de alto valor, e para que tudo dê certo é preciso de recursos, planejamento e tempo.
Com o aumento do preço dentro do mercado imobiliário, é quase impossível que uma pessoa consiga comprar seu imóvel pagando um alto valor à vista, então o financiamento aparece como a solução mais prática e acessível, trazendo um valor parcelado e muito “palpável” para ser conquistado.
Porém quem pensa que a única opção de financiamento é a tradicional junto ao banco, saiba que está muito enganado, nos dias de hoje, existem várias formas de financiar um imóvel, pensando nisso, no artigo de hoje nós iremos mostrar quais são as principais modalidades de financiamento presentes dentro do mercado para te ajudar a escolher a que melhor se encaixa no seu perfil, bora conferir? Então vamos lá!
Financiamento com a Construtora
O primeiro modelo de financiamento é o que vem junto com a construtora, nesse caso, essa é uma opção interessante principalmente para quem está adquirindo um imóvel na planta, dessa forma a própria construtora ou incorporadora já oferece um financiamento para a compra do imóvel.
Essa é uma metodologia que agrada várias pessoas já que muitas vezes não necessita de comprovação de renda ou alguma garantia adicional, geralmente, o negócio é feito totalmente com a construtora, tanto o pagamento da taxa de entrada quanto seu parcelamento.
Financiamento bancário
Como segunda opção temos o financiamento bancário, essa é a modalidade mais popular aqui no Brasil, já que os bancos aparecem como principais fontes para financiar bens de alto valor, como um imóvel.
Aqui o consumidor busca uma instituição bancária que vai realizar um empréstimo para pagar o valor do imóvel e fechar um acordo para que essa quantia seja restituída com o passar dos anos, todos os detalhes como valor total, juros, parcelas e prazos de pagamento dependem muito da variação presente no mercado e é claro, do próprio banco no qual você está fechando negócio.
Existem alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos na hora de solicitar seu financiamento bancário, entre eles temos:
- – Ser maior de 18 anos
- – Comprovar renda que possa demonstrar capacidade de pagamento das prestações
- – Não estar em listas de órgãos como SPC e SERASA
Além dessas condições, é preciso passar por algumas etapas de aprovação e entender quanto a instituição bancária está disposta a liberar de crédito para conseguir realizar a compra.
Consórcio imobiliário
O consórcio é uma alternativa para quem quer contar com a sorte e não tem pressa para obter seu próprio imóvel, ela funciona como um caminho alternativo ao que vemos no financiamento bancário, aqui um grupo de pessoas se une com o objetivo comum de adquirir um imóvel.
Mensalmente, os participantes pagam uma parcela que é utilizada para contemplar um ou mais integrantes dentro de um sorteio ou lance, dessa forma, cada pessoa pertencente ao grupo pode acabar se dando bem em um mês, porém é claro que todas as outras vão ficar de fora.
Por isso, essa é uma alternativa que pode demorar meses ou anos para dar certo, o lado positivo é que não existe pagamento de juros, o que deixa o imóvel bem mais barato, e também as condições são mais flexíveis.
FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um recurso que está disponibilizado para todo trabalhador que atua no modelo CLT, e pode servir na hora de comprar seu imóvel. Para isso, o comprador deve ter a certeza que atende todos os requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, que é justamente o órgão responsável pela administração do fundo.
O uso do FGTS pode vir de duas formas: ele pode ser usado como parte do pagamento do valor total do imóvel ou para o abate de algumas parcelas.
Programas de subsídio e incentivo
Por fim, também é possível garantir o seu financiamento imobiliário através de programas de subsídios e incentivos criados pelo governo federal e municipal. Esses programas visam ajudar pessoas de baixa renda a conquistarem sua própria casa, oferecendo soluções mais flexíveis como redução de juros, isenção de impostos e outros benefícios.
O principal programa é justamente o Minha Casa Minha Vida, que oferece imóveis de alta qualidade por um preço justo e muito mais barato do que vemos no mercado, se quiser conhecer mais sobre o MCMV acesse o link do nosso outro artigo que explicamos tudo para você.
O que achou do conteúdo? Ficou com algum questionamento? Deixe sua resposta nos comentários abaixo e se precisar de alguma ajuda pode contar com a Oliveira, entre em contato pelas nossas redes sociais ou pelo nosso site, nossos atendentes estarão prontos para te auxiliar no que precisar.